O Negócio
A Brota desenvolve agricultura urbana por meio de produtos saudáveis, sustentáveis e gostosos. Seu primeiro produto é uma horta autônoma, que te permite plantar o que quiser, onde quiser, sem esforço.
O produto funciona como a “Nespresso das Plantas”: seu modelo de cápsulas inteligentes faz com que qualquer um possa plantar, mesmo sem tempo, espaço ou conhecimento. Misturando arte, tecnologia e design, para começar a plantar basta colocar as cápsulas, colocar água e pronto, o produto funciona sozinho.
A Brota expandiu sua linha de produtos para outros mercados através da Brota Cogumelo, Mini Brota, Brota Decor e Brota Super Salada.
Estando presente na casa de mais de 40.000 brasileiros, a Brota quer aumentar ainda mais sua presença lançando novos produtos. O pulverizado mercado de Gardening carece de uma grande referência, que é justamente onde a Brota quer estar.
Realizações
40.000 clientes, maior empresa do segmento na América Latina.
Expansão do portfolio de produtos de 1 para 8 nos últimos 12 meses. Expectativa de terminar 2023 com 10 linhas de produtos.
300% de crescimento em MRR nos últimos 12 meses.
Receita de R$1,9 milhão nos últimos 12 meses.
Entrada em grandes marcas do varejo físico como Leroy Merlin, Cobasi e Zona Sul.
Em outra captação, a Brota atraiu investidores-mentores renomadas com vasta experiência em tecnologia, produto e marketing, oriundos de empresas como Fazenda Futuro, Meta, Loft e Gympass.
Mercado Potencial
Sete em cada 10 brasileiros quer plantar em casa, mas ainda não o faz. O primeiro mercado a se observar é o de Garderning que produz mais de 9 bilhões de reais, crescendo com um crescimento de 10% ao ano.
Olhando para fora, podemos ver que o boom de agricultura ainda crescerá mais, já que o mercado de Urban Farming mundial é de 53 bilhões de reais. Adicionalmente, o mercado de decoração também colabora para a difusão da jardinagem. Esse mercado produz, apenas no Brasil, 88 bilhões anualmente.
Metas 12 meses com investimento
Expansão comercial em grandes players do varejo físico;
Expansão do time comercial e estrutura para atender os varejistas;
Desenvolvimento de novos produtos e aumento da escala dos produtos já existentes.
Equipe Executiva
Rodrigo Farina – CEO: Estudou Engenharia pela Escola Politécnica da UFRJ e Administração de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Farina é um jovem de 24 anos que ingressou no mercado de Agricultura Urbana porque acredita que o modo que nos relacionamos com o plantio e consumo de alimentos precisa mudar radicalmente nos próximos 10 anos.
Bruno Arouca – CMO: Estudou Engenharia Civil na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bruno trabalhava como CMO em uma Startup de Energia Solar quando co-fundou a Brota. Em 2021, a empresa cresceu 6x graças a seu trabalho.
Juan Correa – CPO: Estudou Engenharia Metalúrgica e de Materiais na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Juan trabalhava como Consultor de Tecnologia quando co-fundou a Brota. A maior taxa de satisfação da América Latina no setor se deve ao seu bom trabalho como CPO.
Resumo dos Fatores de Risco
Investimento – perda de capital, falta de liquidez, falta de dividendos pagos ao investidor, possibilidade da distribuição parcial dessa oferta, diluição.
Negócio – empresa nascente, pode não atingir as previsões, concorrência, macroeconomia, regulamentação, necessidade de complemento de capital.
Conversibilidade - possibilidade da emissora não se transformar em sociedade anônima ou não emitir ações necessárias para efetuar conversão, perda de capital no caso de recusa pelo investidor de deter as ações.
Veja os fatores de risco completos antes do tomar uma decisão de investimento.